Lata de tinta aberta: qual é a validade? Como conservar?

Confira dicas para fazer um quarto de casal decorado
16 de novembro de 2022
Confira dicas para fazer um quarto de casal decorado
16 de novembro de 2022

Está com uma lata de tinta aberta em casa e não sabe o que fazer para conservá-la? A Suvinil preparou um artigo especial para te ajudar a manter o produto intacto pelo maior tempo possível. Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto a seguir. Vem com a gente!

Qual é o prazo de validade de uma tinta?

Vamos começar com uma das principais questões: qual é o prazo de validade de tinta de parede? A resposta para essa pergunta depende do tipo de produto que você tem em casa. Afinal, cada um funciona de uma forma diferente. É possível manter a lata aberta por bastante tempo, mas com restrições.

As tintas à base de óleo ou solvente costumam ter um prazo de validade de 15 anos, por exemplo. Já as acrílicas ou à base de água possuem uma durabilidade um pouco menor, de 10 anos. Entretanto, caso a lata de tinta esteja aberta, independentemente do tipo, o prazo é de 2 anos. 

Para mantê-la nesse período, é preciso tomar alguns cuidados necessários. A lata de tinta aberta só alcança essa durabilidade se for conservada da maneira correta. A Suvinil separou algumas dicas sobre o que fazer nesse caso.

Dicas para conservar a lata de tinta aberta

imagem de lata de tinta aberta
 Foto: Apartamento 21

Para prolongar a vida útil da tinta, vale aprender como proteger a lata de tinta aberta. Anote as nossas dicas para usar o produto mais vezes ao longo da durabilidade! 

Limpeza

A limpeza da lata de tinta aberta é essencial para manter o produto durável por mais tempo. As embalagens já possuem um sistema de fechamento que prioriza a reutilização da tinta. Porém, você ainda pode limpar a borda para fazer com que essa ferramenta funcione da melhor maneira. 

Porém, atenção! Cada tipo de tinta requer um processo de limpeza diferente. Caso a tinta seja produzida à base de água ou látex, priorize a limpeza da borda com água, por exemplo. Já as latas de tintas à base de óleo, verniz e esmalte sintético devem ser limpas com solvente.

Esse passo é muito importante para manter a tinta intacta. Caso a lata fique aberta por conta de resíduos presos na borda, há o risco do ar entrar e prejudicar a vida útil do produto. 

Armazenamento

Agora que você já sabe a validade da tinta depois de aberta, deve estar se perguntando qual é o local ideal para armazená-la. O principal ponto a se considerar é deixar a lata longe do sol. Ela não pode entrar em contato com o calor para não endurecer. Além disso, priorize armazená-la em um lugar arejado e seco. 

A posição da lata também é muito importante para prolongar a vida útil. Certifique-se de que ela está bem fechada e de cabeça para baixo. Dessa forma, você impede que a tinta entre em contato com o oxigênio.

Diluição

tinta tem validade de dois anos depois de aberta. Para obter a melhor durabilidade possível, recomendamos que ela não seja completamente diluída assim que for usada. A tinta diluída não pode ser reutilizada, perdendo as propriedades e até causando mau cheiro. 

Reutilização

A última dica está relacionada à reutilização da tinta. Depois de seguir todos os passos anteriores, ao reutilizar o produto, você notará que ele estará com uma parte sólida e outra líquida. Saiba que isso é normal. Basta misturar um pouco a tinta para ela voltar ao aspecto original. 

Como descartar a lata de tinta aberta?

Utilizou todo o material ou está com um produto fora do prazo de validade? É hora de saber como descartar a lata de tinta. Esse tipo de material não possui nenhum tipo de descarte. Entre em contato com os órgãos responsáveis do seu bairro para se informar melhor sobre a coleta de resíduos tóxicos. 

A tinta à base de água, por exemplo, é possível ser descartada caso tenha um esgoto. Nestes casos, você pode descartá-la no tanque. Já as tintas com base solvente precisam ser despejadas em areia e, quando evaporar, serem descartadas.

Confira mais detalhes sobre o descarte de resíduos no site da Suvinil. A seção de “sustentabilidade” possui todas as informações necessárias para você seguir a melhor técnica de descarte para a tinta. 

Fonte: https://www.suvinil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *